UN City / 3XN

UN City / 3XN - Mais Imagens+ 14

  • Arquitetos: 3XN; 3XN
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  20000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
    Fotografias:Adam Mõrk
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  CSK Stålindustri A/S

Descrição enviada pela equipe de projeto. Concentrando os diversos programas e agências da Organização das Nações Unidas em Copenhague, a nova sede localiza-se no norte da baía da capital.

Planta - Térreo

Equilibrando abertura e segurança

Altos padrões de segurança e acessibilidade foram considerados no projeto da nova sede. A UN City deve alcançar os mais rigorosos parâmetros, provendo um ambiente protegido e seguro, e ao mesmo tempo amplo e diligente com a cidade. Localizado em uma ilha artificial, o edifício é, portanto separado das imediações, mas mantém-se visível da cidade e da água.

© Adam Mõrk

De cima, o formato estelar com oito pontas é uma clara referência visual que, assim como a ONU, dirige-se a todas as direções do mundo. Como o píer ao redor, possui uma base em aço escura da qual o corpo principal do edifício se eleva. Este também faz referência aos navios brancos que caracterizam essa parte da baía de Copenhague.

O edifício possui uma fachada de alumínio perfurado, desenvolvido por 3XN e a construtora Pihl especialmente para o projeto. Esse tratamento garante proteção sem bloquear a vista ou a luz solar. Como a fachada é dividida em módulos de três metros de largura, é possível aos funcionários controlar a entrada de luz a partir dos seus próprios computadores. O resultado é um ambiente interno melhor e uma fachada dinâmica expressando um edifício cheio de vida.

© Adam Mõrk

Do cerne do edifício, um átrio iluminado conecta o nível de entrada às demais funções comuns, níveis de escritórios e às várias agências. No átrio uma escadaria central conecta os pavimentos. Criada por 3XN como uma escultura, simbolizando o trabalho da ONU em criar diálogo, interação e encontros positivos entre pessoas em diversas partes do mundo, no cotidiano ela inspira os funcionários a usa-la, tornando-se uma base para o diálogo, cooperação e encontros informais entre as várias organizações.

© Adam Mõrk

Todos os pavimentos de escritórios são caracterizados por um layout aberto e flexível, encorajando o compartilhamento de conhecimento e interação bem como a concentração individual. Assegura-se às mesas bastante luz e clima adequado.

Estrutura de reuniões

O edifício conta com mais de 90 salas de reunião, incluindo salas flexíveis em cada andar que a equipe pode utilizar de diversas formas. O auditório abriga conferências, com uma capacidade máxima de 450 pessoas. Para conferências e encontros menores, o auditório pode ser subdividido em partes menores usando um sistema de divisórias especialmente projetado.

© Adam Mõrk

Sustentabilidade em todos os níveis

Do projeto adiante, a equipe envolvida no projeto da UN City trabalhou para consentir com padrões e regulamentos ambientais internacionais. A sede foi projetada para usar no mínimo 55% menos energia que o esperado para um edifício de escritórios que possua o mesmo porte. A UN City, portanto, tem expectativas de tornar-se um dos edifícios mais eficientes energeticamente da Dinamarca com um consumo de energia anual de menos de 50 kWh por metro quadrado (Classe 1 de Energia da Dinamarca). A UN CIty é registrada nas classificações de sustentabilidade LEED com a meta de certificação LEED ® Platinum e foi agraciada com o prestigioso "Green Building Award 2012" pela comissão europeia.

Medidas ecológicas

Qualidade do ar - O edifício foi projetado para limitar o uso de produtos químicos e poluentes, tanto durante a construção quanto durante o uso. É inteiramente ventilado com ar filtrado do exterior. Isto assegura que está presente apenas ar fresco e limpo no interior e ajuda a balancear o nível de umidade.

© Adam Mõrk

Painéis solares - Mais de 1400 painéis solares revestem a cobertura do edifício para suportar o objetivo de gerar energia renovável in loco. Com uma produção estimada de 297.000 kW por ano, os painéis solares reduzem a demanda por eletricidade vinda da rede.

Refrigeração com água do mar - A água é bombeada do mar para circular pela rede do sistema de controle de temperatura, eliminando quase totalmente a necessidade de eletricidade para manter o ciclo de refrigeração.

© Adam Mõrk

Eficiência hidráulica - Inovadores dispositivos aeradores foram utilizados em todas as saídas de água - pias, vasos sanitários e duchas de todo o prédio. As pias com gasto de água menor representam uma redução do uso. Além disso, um sistema capta na cobertura quase 3 milhões de litros de água da chuva anualmente, o que quase basta para o funcionamento de todos os vasos sem o emprego de água potável.

Proteção solar - As placas na fachada do edifício foram projetadas para mover-se, capturando ou refletindo luz do sol e contribuindo para o controle da temperatura.

Corte Esquemático - Eficiência Ambiental

Cobertura reflexiva - A cobertura do edifício foi recoberta com uma película branca reciclável, produzida a partir de matérias primas vegetais. O material sustentável reflete a incidência de radiação solar e reduz o ganho de temperatura do edifício.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Marmorvej 51, Copenhague, Dinamarca

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "UN City / 3XN" [UN City / 3XN] 18 Ago 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-134809/un-city-slash-3xn> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.